Feira de Santana está sediando, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), o Encontro de Dirigentes da Cultura da Bahia. A iniciativa acontece no Centro de Convenções e reúne cerca de 400 participantes, entre fazedores de cultura, gestores culturais, representantes territoriais de cultura (RTCs) e do Ministério da Cultura (MinC). O evento visa promover o debate, a reflexão e o planejamento estratégico para o futuro do setor cultural, mobilizando os gestores para uma adesão massiva e assegurando que todos os municípios baianos tenham acesso aos recursos federais disponíveis. (Foto ilustração)
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, que compôs a mesa institucional de apresentação, destacou a importância do encontro como um ponto de partida para o fortalecimento do setor cultural. A escolha de Feira de Santana como sede do encontro destaca seu papel como polo regional de relevância cultural na Bahia. Conhecida como a “Princesinha do Sertão”, a cidade possui uma diversidade cultural expressiva.
O coordenador do escritório do Ministério da Cultura na Bahia, Oseas Marques, ressaltou que o encontro é uma iniciativa articulada em parceria com o Ministério. Ele também enfatizou a relevância de Feira de Santana como polo regional, mencionando que o evento visa sensibilizar os gestores para a adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), garantindo recursos para investimentos culturais até 2027.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, considerou o encontro um passo importante para qualificar a gestão cultural no estado. Ele destacou a necessidade de consolidar os Sistemas Municipais de Cultura, fundamentais para garantir o acesso democrático às políticas públicas em todo o território baiano.
Durante os dois dias de evento, serão realizadas mesas temáticas, painéis integrados, fóruns e momentos de formação voltados à qualificação da gestão cultural. A programação inclui discussões sobre a implantação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura e a execução dos recursos da PNAB. Além disso, haverá apresentações culturais, como do grupo junino Caipiras da Mata, que fez a abertura do evento, e momentos de escuta ativa com os representantes territoriais de cultura. (Secom)
No Comment! Be the first one.