Nesta quinta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, Feira de Santana celebrou um marco histórico para a assistência em saúde: a assinatura do convênio para a construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), da Santa Casa de Feira. O ato foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em parceria com a instituição, e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. Participaram ainda o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. (Foto ilustração)
Com investimento inicial estimado em R$ 90 milhões, o HBO será o maior projeto já desenvolvido pela Santa Casa, conforme destacou a provedora da instituição, Fernanda Reis.
“Hoje é um dia especial que iremos guardar na memória. Um dia em que um papel assinado ganha alma e se transforma em assistência. Esse ato terá impacto na vida de milhares de pessoas de Feira e de outros municípios da Bahia, ao ampliar as possibilidades de diagnóstico e tratamento contra o câncer”, afirmou. Ela registrou ainda as presenças do prefeito — ex-provedor da instituição — e do secretário de Saúde, responsável por idealizar o projeto do hospital quando esteve à frente da Santa Casa. “Deus utilizou você para que tudo isso fosse orquestrado”, disse.
A nova unidade hospitalar contará com 224 leitos, sendo 204 de internamento clínico e 20 de UTI. Na primeira etapa, serão entregues 90 leitos. O projeto prevê ainda um centro cirúrgico moderno, com seis salas dedicadas exclusivamente às cirurgias oncológicas — uma delas destinada a procedimentos de cirurgia robótica, tecnologia que deve ampliar a precisão e a segurança nos tratamentos.
A estrutura incluirá também uma emergência oncológica completa, com 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha para estabilização de pacientes críticos e três consultórios médicos.
Outro destaque é o centro de diagnóstico por imagem, equipado para oferecer exames essenciais na linha de cuidado oncológico, como ressonância magnética, tomografia, PET-CT, densitometria óssea, raio-X e ultrassonografia.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a construção da unidade, “fruto da união de todos”, será fundamental para ampliar a oferta de serviços na área da oncologia, acompanhando a crescente demanda por tratamento contra o câncer.
“A Santa Casa é uma instituição administrada com excelência, por pessoas que amam a entidade e têm compromisso com o bem-estar da população. Quando ficar pronta, essa unidade ampliará o atendimento oncológico em toda a região de Feira de Santana, salvando vidas em toda a Bahia”, frisou o prefeito. (Secom)

No Comment! Be the first one.