Conceitos, legislações e boas práticas relacionadas ao uso e manejo dos gases medicinais em hospitais foram temas de capacitação para farmacêuticos do Hospital Juliano Moreira (HJM), na última quarta-feira (29). O curso ocorreu remotamente por videoconferência, em encontro síncrono que contou com o apoio de uma empresa especializada neste segmento. (Foto ilustração)
Gases medicinais são substâncias gasosas ou misturas de gases adotadas com finalidade terapêutica, diagnóstica, preventiva ou de suporte à vida em unidades de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e unidades de pronto atendimento. O ar sintético ou comprimido medicinal, óxido nitroso medicinal e dióxido de carbono medicinal e o oxigênio medicinal são os principais.
Os servidores do HJM puderam conhecer o panorama de procedimentos e legislações específicas que são aplicáveis ao abastecimento e uso desses gases, viabilizados através de tanques criogênicos móveis, usinas separadoras de oxigênio, cilindros, concentradores, redes de gases medicinais, concentração a granel em tanques estacionários, módulos de ar, pontos de consumo e centrais de backup. E aprenderam sobre suas indicações, contraindicações e reações adversas no âmbito hospitalar.
A iniciativa é mais uma ação do Hospital Juliano Moreira (HJM) para qualificação dos trabalhadores, em cumprimento à Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) n°. 731, de 25 de agosto de 2022, que dispõe sobre as atribuições e competências dos farmacêuticos nas atividades que envolvem gases medicinais.
Coordenadora do serviço de farmácia, Thaise Paranhos demonstrou otimismo com o treinamento do setor. “A perspectiva é capacitar os profissionais farmacêuticos para realizar e supervisionar toda cadeia logística do gás medicinal ‘oxigênio’ utilizado no HJM, atuando conjuntamente com a equipe multiprofissional e garantindo eficácia de tratamentos clínicos, de acordo com os critérios de segurança e economia operacional”, explicou a farmacêutica.
Participaram do curso os farmacêuticos Thaise Paranhos, Ana Vitória Soares, luma Lelis, João Balthazar, Luciana Maximiano, Rebeca Guimarães, Ilma Pereira e Marta Sacramento. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.