O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou parecer em 15 de dezembro de 2025 recomendando a improcedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que questionava as eleições municipais de 6 de outubro de 2024. O pleito elegeu José Ronaldo de Carvalho prefeito e Pablo Roberto Gonçalves da Silva vice-prefeito, e tinha ainda como investigados Colbert Martins da Silva Filho e o empresário Raimundo Araújo Júnior.
A ação, proposta pela Coligação “Pra Fazer o Futuro Acontecer”, apontava supostas irregularidades como eventos com artistas caracterizados como showmícios, incluindo a presença de “Polly, O Polêmico” nas Lavações da Rua Nova (15/09/2024) e Queimadinha (26/09/2024), além de uso indevido de redes sociais e aplicativos para disseminação de fake news, distribuição de combustível no Posto Matarazzo (06/10/2024) para captação de votos, suposta renúncia estratégica do vice-prefeito eleito e aliciamento de servidores em reunião com terceirizados (02/10/2024).
No parecer que o site Bahia na Política teve acesso com exclusividade, o promotor de Justiça, Audo Rodrigues, destacou que não havia provas de contratação ou pagamento de artistas vinculados à campanha, nem documentos que comprovassem a finalidade eleitoral dos eventos. Também não foram apresentados elementos que ligassem os investigados à criação ou financiamento dos conteúdos apontados como fake news, nem nexo causal entre esses conteúdos e qualquer benefício eleitoral. Quanto à distribuição de combustível, a investigação policial concluiu ausência de justa causa e materialidade; sobre a renúncia do vice-prefeito, não houve ato consumado; e quanto ao aliciamento de servidores, não foi comprovado nenhum fato alegado.
Diante da insuficiência de provas, o MPE opinou pela improcedência total dos pedidos da ação judicial, concluindo que não foram demonstrados elementos que pudessem comprometer a normalidade e a legitimidade das eleições de 2024 em Feira de Santana. A ação judicial agora segue para julgamento da Justiça Eleitoral. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.