Com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e compreensível para o público infantil, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), unidade da Secretaria de Saúde estado da Bahia(SESAB) implantou uma revista em formato de história em quadrinhos voltado especialmente para crianças que visitam pais ou parentes internados na unidade. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre os setores de Psicologia e Comunicação (ASCOM) do hospital. (Foto ilustração)
O material, pensado com carinho e sensibilidade, apresenta uma narrativa simples e ilustrações coloridas que explicam, de forma leve e educativa, como é o funcionamento de um hospital, quais os espaços que compõem a área de visita e o que a criança pode esperar ao entrar nesse ambiente. A proposta é reduzir a ansiedade e o medo, promovendo um acolhimento mais humanizado para os pequenos.
Segundo a equipe de Psicologia, a ideia surgiu a partir da necessidade de facilitar a adaptação das crianças ao ambiente hospitalar, ajudando-as a entender esse momento de forma mais segura e tranquila. “Sabemos que o hospital pode ser um lugar desafiador para uma criança. Por isso, quisemos criar uma ferramenta que falasse diretamente com elas, em sua linguagem, com empatia e cuidado”, explicam as profissionais envolvidas.
A revista em quadrinhos tem sido bem recebida por familiares. Mães que acompanharam as visitas relataram que a ação tornou o encontro mais leve e afetuoso. “Meu filho chegou tímido, mas depois que leu a historinha, ficou mais à vontade e entendeu melhor o que estava acontecendo. Isso ajudou muito a nossa família nesse momento”, contou uma das mães.
A criação do material contou com a colaboração de psicólogos e profissionais da comunicação, resultando em uma publicação acessível e educativa. A expectativa é que a revista continue sendo utilizada durante as visitas infantis, tornando esse momento mais leve, seguro e acolhedor para as crianças e suas famílias. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.