O Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) está na 12ª edição e, pela primeira vez, acontece em Salvador, graças a uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e o J.Ex, programa executivo voltado a lideranças do ecossistema de Justiça. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (28) e encheu o Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, onde a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do TJBA, deu as boas-vindas aos participantes.
“Este evento se apresenta tão necessário à nossa comunidade jurídica nacional, obrigatoriamente envolvida em questões relacionadas aos efeitos da revolução tecnológica. A inteligência artificial generativa é uma realidade e permeia todas as nossas relações atuais”, declarou a Desembargadora Cynthia Resende.
O advogado Ademir Piccoli, fundador do J.Ex, ministrou a palestra de abertura com o tema “Futuros Possíveis: tendências e insights do SXSW 2025”. A sigla SXSW se refere a um dos maiores festivais de inovação do mundo, realizado anualmente, nos Estados Unidos. A edição deste ano ocorreu em março.
“É impossível pensar o Judiciário, hoje, pensar o Direito, sem estar completamente conectado com a tecnologia. O próprio negócio da Justiça, que é pensar como a gente entrega o melhor serviço público, tudo é a partir da tecnologia”, afirmou Ademir Piccoli.
Ainda no primeiro dia do Enastic, os participantes debateram casos práticos de uso da inteligência artificial (IA) no Judiciário e os desafios no uso de IA Generativa para jurisprudência, além de assistirem à palestra do professor Gil Giardelli, com o tema “E-Futuro? A Inovação Radical e a Era da Realização”.
A programação segue até quarta-feira (30), com atividades em dois turnos, no Hotel Deville Prime.
“É um evento de grande importância, considerando as tecnologias emergentes que estamos presenciando, e o Tribunal de Justiça da Bahia está na vanguarda dessas tecnologias, com soluções de inteligência artificial, automação de processos, entre outras. Além de todo o conteúdo teórico mais recente que está sendo tratado em nível mundial, teremos cases, painéis, oportunidades de troca de experiências…”, comentou o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA, Ricardo Neri.
A realização do Enastic se alinha às diretrizes da gestão da Desembargadora Cynthia Resende na Presidência do TJBA, especificamente a de fomentar a inovação e utilizar tecnologias de modo a agilizar e melhorar a prestação jurisdicional e a qualidade das decisões judiciais; e a de estabelecer parcerias estratégicas com organizações governamentais, não governamentais e acadêmicas, a fim de promover a inovação, compartilhar recursos e fortalecer as capacidades da instituição.
O encontro tem como objetivo a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento judiciário, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital dos Tribunais Estaduais. (Ascom/TJBA)
No Comment! Be the first one.