O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza, nesta quarta-feira (19), a eleição para os cargos da Mesa Diretora do biênio 2026-2028. A votação acontecerá a partir das 8h30, na sala de sessões do Tribunal Pleno e terá transmissão no portal tjba.jus.br, por meio do botão “Sessão de Julgamento”. (Foto ilustração)
Serão realizadas eleições para os cinco cargos da Mesa Diretora, composta por: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Corregedor-Geral da Justiça e Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial.
Também serão eleitos o Ouvidor Judicial e seu respectivo substituto, além de membros do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura. O Regimento Interno não permite recondução.
O colégio eleitoral é o Tribunal Pleno, composto por todos os 70 Desembargadores. No momento, considerando as vacâncias por aposentadorias e afastamento, 63 estão aptos a votar.
A votação é secreta e ocorrerá na seguinte ordem: Presidente; 1º Vice-Presidente; 2° Vice-Presidente; Corregedor-Geral da Justiça; Corregedor do Foro Extrajudicial.
Será eleito o Desembargador que obtiver a maioria absoluta dos votos. Caso nenhum candidato alcance tal votação, será realizado novo pleito com os dois mais votados. Em caso de empate, será escolhido o magistrado mais antigo na carreira.
Os eleitos tomarão posse em fevereiro de 2026 para cumprir um mandato de dois anos. A atual Presidente do TJBA é a Desembargadora Cynthia Resende. (Ascom/TJBA)

No Comment! Be the first one.