A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está em Salvador nesta quinta-feira (30). Ela visitou o Hospital Ortopédico da Bahia, primeira unidade a implantar a oferta de cuidado integrado (OCI) pelo Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE).
“Este é mais que um programa de saúde, é um programa de dignidade para quem precisa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a ministra na visita.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, agradeceu o apoio do governo federal no PMAE e falou sobre os resultados do programa na região. “Com o PMAE, tivemos uma redução de 85% das demandas em ortopedia na Bahia,” disse.
Agilidade no atendimento
O foco do programa é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia. Assim, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, ele não será colocado em várias filas para atendimento, mas será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa.
José Antônio Correia, aposentado, sofre com dores e calombos no braço. Ele recebeu ligação do hospital ortopédico para confirmar uma consulta. Ao chegar na unidade, ele se disse que ficou surpreso com a rapidez no atendimento e a prontidão da equipe. “É a primeira vez que venho aqui e estão todos de parabéns. Além de ser bem atendido, vou fazer o tratamento aqui que não tinha dinheiro pra pagar”, disse ele que, em consulta particular, lhe foi cobrado mais de 10 mil reais para realização da cirurgia.
“O Programa agilizou muito o atendimento ao paciente e qualificou ainda mais nosso trabalho em proporcionar um diagnóstico mais rápido e consequentemente promover o tratamento rápido aos pacientes, seja encaminhar para fisioterapia ou para cirurgia”, afirma Erinaldo Júnior, médico ortopedista que atendeu José.
O Hospital Ortopédico do Estado é uma unidade de referência em ortopedia, traumatologia e reabilitação. Com uma área construída de 16 mil metros quadrados, o hospital conta com 212 leitos, 13 salas de cirurgia e um atendimento 100% voltado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). (Ascom/MS)

No Comment! Be the first one.