Nesta terça-feira (19), comemora-se o Dia do Homem, data que coincide com a Campanha Novembro Azul – dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Apesar dos avanços na saúde, a Prefeitura de Feira de Santana alerta que o cuidado masculino ainda enfrenta barreiras culturais, especialmente no que diz respeito à realização do exame de toque retal, fundamental para o diagnóstico precoce da doença. (Foto ilustração)
De acordo com Gleika Borges, enfermeira referência técnica da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, muitos homens negligenciam a própria saúde, adiando exames de rotina e consultas médicas.
“Existe um preconceito associado ao exame de toque, mas é essencial desmistificar essa ideia. O toque retal, combinado com o exame de PSA, é uma das formas mais eficazes de detectar o câncer de próstata em estágios iniciais, quando as chances de cura ultrapassam 90%”, destaca.
Neste ano, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) registrou um aumento nos diagnósticos de câncer de próstata, com 152 casos até outubro. O maior número de casos foi registrado em abril, quando 21 homens foram diagnosticados com a doença. Esse total já supera os 142 casos registrados em todo o ano de 2023, indicando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Conforme os dados da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens na cidade, contabilizando mais de 700 diagnósticos nos últimos seis anos. Durante todo o mês de novembro, unidades de saúde em Feira de Santana estão realizando ações voltadas ao público masculino, com palestras, exames preventivos e atendimento especializado. (Secom)
No Comment! Be the first one.