Mesmo em um dia de maior aversão a risco no exterior, o Ibovespa opera em forte alta nesta quarta-feira, 4. O mercado recebeu bem as falas do ministro da Economia Fernando Haddad após o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) melhor do que o esperado no segundo trimestre de 2024. (Foto ilustração)
Haddad reforçou que o resultado do PIB pode provocar uma nova projeção das receitas para o próximo ano. Segundo o IBGE, a economia avançou 1,4% no período. “Fechamos o orçamento com um PIB estimado em 2,5%. Qualquer coisa para além disso vai refletir no aumento de receitas provenientes do aumento da receita orgânica da economia. Isso é muito bom”, disse.
O movimento de alta no Brasil se descola dos Estados Unidos, onde as bolsas operam entre perdas e ganhos temendo uma recessão. A volta dos temores com a saúde da economia dos EUA veio após uma leitura mais fraca do Índice Gerente de Compras (PMI) industrial dos EUA por lá. Ontem, o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou que o indicador subiu de 46,8 em julho para 47,2 em agosto. Apesar da leitura mais benéfica, um PMI abaixo de 50 indica contração no setor industrial, que responde por 10,3% da economia norte-americana.
Somado a isso, grandes investidores do mercado se desfizeram de posições da Nvidia após a gigante de semicondutores – e outras empresas de tech – serem intimadas em uma investigação antitruste do Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos. Com o movimento, a companhia perdeu, ontem, cerca de R$ 279 bilhões em valor de mercado após as ações tombarem 9,53%. Hoje, o papel passa por correção, subindo perto de 1% (Rebecca Crepaldi)

No Comment! Be the first one.