A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira reunião da Diretoria Executiva da gestão 2025, na sede da entidade, em Brasília. O encontro contou com a presença de parlamentares de 14 estados brasileiros, entre eles, a presidente em exercício da ALBA, Ivana Bastos, e a deputada Fabíola Mansur (PSB), que tomaram posse como segunda tesoureira e secretária da Bahia, respectivamente. (Foto ilustração: deputadas Ivana Bastos e Fabíola Mansur)
Durante a reunião, foram discutidas as diretrizes para a gestão de 2025, incluindo a estruturação das Comissões Temáticas da Unale e a construção de um plano de previdência para os deputados estaduais.
A respeito das Comissões Temáticas, ficou definido que cada uma será composta por sete membros titulares e até sete suplentes. Essa decisão foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares presentes. Além disso, o ex-presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (MS), propôs a criação da Comissão de Assistência Social, que também foi aprovada por unanimidade.
A presidente em exercício da ALBA destacou a importância do encontro para alinhar as estratégias da entidade e reforçar a representação dos deputados estaduais. “A Unale é um instrumento essencial para o fortalecimento dos nossos mandatos e para garantir que as pautas de interesse dos estados ganhem visibilidade e encaminhamento”. Convencida da importância das decisões adotadas, ela acrescentou que “essa reunião direcionou de forma muito positiva a nossa gestão em 2025”, afirmou.
PREVIDÊNCIA DOS PARLAMENTARES
Um dos principais temas debatidos na reunião foi a Unaleprev, um projeto que visa a implementação de um plano previdenciário para os parlamentares estaduais de todo o Brasil. A iniciativa já conta com a adesão das Assembleias Legislativas dos estados do Tocantins, Amapá, Rondônia, Acre, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba e Piauí. Outros estados, como Ceará, Pará, Paraná, Mato Grosso e Amazonas, demonstraram interesse em aderir ao projeto.
Para a deputada Ivana Bastos, “a criação de um plano previdenciário é uma demanda importante, justa, portanto, precisamos trabalhar para garantir que essa proposta seja aperfeiçoada, bem estruturada e sustentável – podendo beneficiar a todos os parlamentares estaduais”, destacou. (Ascom/ALBA)

No Comment! Be the first one.