A Escola do Legislativo da ALBA concluiu, na segunda-feira (15), o curso Comunicação Assertiva, como parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia. Durante três dias alternados, sempre das 14h30 às 17h30, 17 estagiários, que trabalham em diferentes departamentos e coordenações da Casa do Povo, ouviram palestras, participaram de dinâmicas de grupo e aprenderam diversos conceitos sobre a maneira correta de como devem se comunicar no dia a dia da instituição política. (Foto ilustração)
De acordo com a pedagoga Rosa Elisa, uma das instrutoras, o objetivo geral do curso “é desenvolver competências comunicativas que promovam relacionamentos saudáveis, respeitosos e eficazes, por meio da prática da comunicação assertiva”. Ela explicou que a metodologia aplicada contou com a participação dos estudantes, combinando aulas expositivas com estudos de caso, simulações e momentos de reflexão individual.
Para sensibilizar os estagiários, a pedagoga revelou que foram utilizados recursos audiovisuais, músicas e vídeos, bem como atividades práticas voltadas para o desenvolvimento da escuta ativa, com expressão clara de ideias. No planejamento do curso, os alunos também realizaram autoavaliações e construíram um plano de ação pessoal, promovendo a aplicação adequada da comunicação assertiva em seus conteúdos de vida e trabalho.
O curso, realizado nos dias 8, 10 e 15 de julho, foi idealizado em três módulos. No primeiro deles, os participantes conheceram os fundamentos da comunicação: conceito, elementos, barreiras e ruídos, a comunicação verbal e não verbal. Na segunda parte, eles receberam informações sobre o conceito da comunicação assertiva, através de características, diferenças entre assertividade e agressividade, além das vantagens da comunicação assertiva no trabalho e na vida pessoal, tudo isso com exemplos práticos e cotidianos. (Ascom/ALBA)

No Comment! Be the first one.