O curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve Conceito 5 no processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC). O indicador é a nota máxima de excelência em avaliações do ensino superior e atesta a qualidade excepcional do curso em critérios como ensino, pesquisa, qualificação do corpo docente, infraestrutura e desempenho discente. (Foto ilustração)
A avaliação integra o processo de Renovação de Reconhecimento de Curso, realizado periodicamente. Avaliado em 2023, o BCET firmou um Protocolo de Compromisso voltado ao fortalecimento e à qualificação de alguns indicadores. Desde então, foram implementadas ações estratégicas para o aprimoramento do curso, como a renovação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), responsável pela reformulação do Projeto Político-Pedagógico, e a criação de uma Comissão de Acompanhamento para monitorar as melhorias propostas no Protocolo de Compromisso.
Em 2025, o BCET voltou a ser avaliado, garantindo o conceito de excelência acadêmica e o reconhecimento nacional no processo conduzido pelo MEC. Para a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Maria Amélia de Pinho Barbosa Hohlenwerger, a conquista reflete o empenho coletivo da instituição. “Esse resultado traduz o compromisso, a competência e o esforço coletivo de toda a nossa comunidade acadêmica: docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e discentes”, destaca.
A diretora ressalta ainda que o resultado tem um significado histórico. “A nota 5 representa um marco para o CETEC, pois o BCET é o primeiro curso do Centro a obter esse conceito. O resultado reflete a qualidade da infraestrutura, a consistência das ações pedagógicas, o compromisso com políticas afirmativas e a qualificação do corpo docente. Além disso, evidencia o compromisso social do CETEC e da UFRB com a oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade”, afirma. (Ascom/UFRB)

No Comment! Be the first one.