O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanha, no sábado (31/5), o mutirão de cirurgias Agora Tem Especialistas realizado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). A ação faz parte do novo programa que buscas reduzir as filas por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e vai mobilizar 45 hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promovendo maior acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas. (Foto ilustração)
Lançado nesta sexta-feira (30), com a assinatura de uma Medida Provisória pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o programa envolve a participação de toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, incluindo hospitais federais, em parceria com estados e municípios, para ampliar a capacidade das redes locais de saúde. Para solucionar o gargalo histórico e reduzir o tempo de espera, um gargalo histórico que se agravou com a pandemia, a iniciativa prevê ainda impulsionar a saúde digital e estender turnos, mutirões e carretas para regiões desassistidas.
“O mutirão de cirurgias no Hospital Universitário de Brasília é uma amostra concreta de como o programa Agora Tem Especialistas já está em ação. Estamos aqui com o Ministério da Educação e a Ebserh para acompanhar, na prática, como os hospitais universitários federais estão ampliando o atendimento aos sábados e no terceiro turno, oferecendo exames e cirurgias que a população tanto aguarda. É o SUS se reorganizando para dar respostas mais rápidas e efetivas à nossa gente”, destacou o ministro. (Edjalma Borges)

No Comment! Be the first one.