Em 1980, um grupo de líderes municipais uniu forças para enfrentar um desafio comum: garantir voz e representatividade para os Entes locais brasileiros. Assim, naquele 8 de fevereiro, nasceu a Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade que, ao longo de 45 anos, consolidou-se como a maior organização municipalista da América Latina. Para celebrar esta data tão importante, a entidade resgata momentos marcantes ao longo desta trajetória por meio de um vídeo especial. (Foto ilustração)
Ao longo da produção é destacado que desde a sua fundação, a CNM se apoiou em quatro pilares fundamentais: independência financeira, autonomia em relação aos governos, apartidarismo e alta capacidade técnica. Esses princípios garantiram à entidade uma trajetória marcada pelo diálogo e pela defesa intransigente dos interesses municipais.
“Olhar para trás nos dá orgulho e muita gratidão. Nos tornamos a maior entidade municipalista da América Latina e celebramos nossas conquistas. Porém, sabemos que o caminho a percorrer ainda é árduo e demanda união e um posicionamento firme. A Constituição Federal de 1988 elevou os Municípios ao patamar de Ente da Federação, mas é preciso avanços em nosso pacto federativo”, afirma Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
O impacto desse trabalho é expressivo. Em mais de quatro décadas, a CNM assegurou R$ 1,8 trilhão em recursos para os Municípios, possibilitando investimentos essenciais em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Mas a luta está longe de terminar. Prefeitos e prefeitas ainda enfrentam o desafio constante de novas responsabilidades sem o devido suporte financeiro, além das interferências da União e dos Estados na gestão local.
A história da Confederação é marcada por conquistas, mas também pela resistência. A luta pela autonomia municipal e por um pacto federativo mais equilibrado continua sendo a grande bandeira da entidade. O passado inspira, mas é o futuro que impulsiona a CNM a seguir firme em sua missão, com a participação ativa de gestores e cidadãos na construção de um país mais justo e eficiente. (Fonte: CNM)
No Comment! Be the first one.