O serviço de Reabilitação Intelectual do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) abrirá 100 novas vagas. A ampliação foi possível com a abertura de uma nova área na unidade, inaugurada nesta sexta-feira (05). O espaço foi planejado para oferecer atividades pedagógicas, esportivas, lúdicas e sensoriais, garantindo o acesso ao atendimento multiprofissional de mais 100 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e transtorno de espectro autista (TEA). (Foto ilustração)
O novo espaço, estruturado para o atendimento de jovens em processo de reabilitação, será fundamental para promover o desenvolvimento integral, inclusão e a qualidade de vida. Os ambientes planejados com recursos diversificados permitirão que o usuário explore, aprenda e se desenvolva de forma lúdica e significativa, potencializando as terapias e fortalecendo os vínculos sociais e familiares.
Com a ampliação, as crianças e adolescentes acompanhados no Cepred também terão à disposição uma quadra esportiva e um espaço amplo para atividades motoras e sessões de musicoterapia, que favorecem o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, do ritmo, da força e da consciência corporal, além de estimularem a socialização por meio de jogos coletivos e atividades em grupo. Já o parque infantil oferece oportunidades de exploração sensorial, simbólica e motora, elementos essenciais ao desenvolvimento cognitivo e emocional.
Há também um quiosque destinado à convivência das famílias, um ambiente de acolhimento, escuta e orientação, que visa fortalecer a parceria entre profissionais e cuidadores, aspecto indispensável para a continuidade dos cuidados no cotidiano.
O Cepred contará ainda com uma horta terapêutica que proporcionará vivências educativas e sensoriais, ensinando sobre os ciclos da natureza, o cuidado, a rotina, a responsabilidade e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de intervenção terapêutica e pedagógica.
“A reabilitação de pessoas com TEA e deficiência intelectual exige uma abordagem interdisciplinar, que considere as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano – cognitivas, motoras, emocionais, sociais e sensoriais. Nesse contexto, a inclusão de profissionais como o educador físico, o psicopedagogo e o musicoterapeuta fortalecerá a abordagem adotada pelo Cepred”, afirma a diretora da unidade, Normélia Quinto.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que o Cepred não se limita a ser apenas um local de atendimento clínico. “Entendemos este espaço como um ambiente inclusivo, de integração social, de promoção da saúde e de fortalecimento familiar. As atividades são planejadas de acordo com cada criança, favorecendo maior aproximação com as áreas da educação, do esporte, da cultura e do lazer”, pontua.
Também presente na inauguração, o secretário de Justiça e Direitos Humano, Felipe Freitas, ressalta a relevância do novo espaço. “A estrutura física e tudo aqui é muito importante, mas o centro do que acontece aqui é a relação entre as pessoas. E quando essa relação encontra um espaço como este fica melhor ainda”, afirma. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.