A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) empossou, nesta segunda-feira (7), o novo diretor-geral da instituição, Bruno Guimarães de Almeida, que estará à frente da gestão no triênio 2025-2028. A cerimônia aconteceu no auditório Lúcia Alencar, na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades e trabalhadores da Fundação. (Foto ilustração)
Estiveram presentes a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; a superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli; a presidente do COSEMS, Stela Souza; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos; o presidente do Conselho Curador da FESF, Paulo Moreno; o ex-diretor-geral interino da Fundação, Francisco Américo; e a representante dos trabalhadores, Bárbara Vilas Bôas. Também participaram o deputado federal Jorge Solla e a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Fátima Nunes, que deram boas-vindas ao novo gestor.
Em seu discurso de posse, Bruno Guimarães de Almeida destacou a importância de fortalecer a FESF-SUS como instrumento de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Muitas pessoas me perguntaram o que me motivou a assumir o desafio da direção da FESF-SUS. Acredito que um equipamento como a Fundação, nos moldes em que foi estruturada, tem potencial para oferecer melhores condições à classe trabalhadora da saúde. A FESF nasceu para resolver desafios do território, mas também com o propósito de criar uma carreira sólida para seus trabalhadores. Critérios transparentes, processos seletivos justos e a valorização das pessoas são caminhos possíveis. É isso que me mobiliza, uma gestão eficiente, comprometida com o direito constitucional à saúde e com quem faz o SUS acontecer”, afirmou.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou a trajetória de Bruno e sua contribuição para o fortalecimento da política pública de saúde. “Bruno tem experiência nas três esferas do SUS, municipal, estadual e federal, o que lhe dá uma visão ampla e necessária para esse cargo. A valorização dos trabalhadores é um ponto fundamental e, ao mesmo tempo, um grande desafio quando falamos de inovação e modelos de gestão. Sua chegada representa esperança e compromisso com uma FESF cada vez mais próxima dos trabalhadores e do Estado”, destacou.
Com ampla trajetória no SUS, Bruno Guimarães de Almeida é enfermeiro e sanitarista, pós-graduado em Educação Profissional na Área de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), mestre e doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.