O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, se reuniu na última segunda-feira (27) com representantes das principais Juninas do município, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a preservação e valorização da cultura nordestina. A reunião, que também contou com a presença do subdiretor da Secretaria de Cultura e Turismo, Felipe Breunig, foi marcada por debates e encaminhamentos sobre o fortalecimento dessa tradição tão significativa.
Representantes dos grupos Remelexo Cearense, Encanto do Oeste, Paixão Nordestina, Luar do Nordeste e Sapecou Queimou manifestaram preocupação em relação ao edital de fomento cultural de 2024, divulgado na última sexta-feira (24), no qual as Juninas não foram contempladas. Durante o encontro, Felipe Breunig explicou os critérios do edital, os recursos disponibilizados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o contexto da situação.
Em resposta às demandas, o prefeito Otoniel Teixeira garantiu que as Juninas terão espaço no calendário cultural de 2025. Ele destacou que, embora os grupos não tenham sido contemplados no edital mais recente, já haviam recebido apoio em outras iniciativas realizadas ao longo de 2024.
“Nosso compromisso com a cultura nordestina e, especialmente, com a tradição junina em Barreiras, permanece firme. Reconhecemos o esforço de todos para manter viva essa tradição que movimenta nossa comunidade e celebra nossa identidade cultural”, afirmou o prefeito.
O gestor municipal anunciou que, nos próximos 15 dias, a equipe técnica da prefeitura irá avaliar os requisitos legais necessários para realizar ajustes e criar um plano que garanta maior fomento e estrutura para as atividades juninas de 2025. “Vamos buscar soluções para apoiar ainda mais esses grupos, garantindo que o São João de 2025 seja um marco para a cultura nordestina em Barreiras”, concluiu. (falabarreiras)

No Comment! Be the first one.