Barreiras, a capital do Oeste Baiano, vai sacudir o cenário cultural da Bahia nos meses de abril e maio. Primeiro com a realização da Feira Literária intercultural da Bacia do Rio Grande, dias 24 e 25 de abril, organizada pela escritora e professora Márcia Rasia, a FLIBARG englobará as mais diversas linguagens artísticas, tendo lançamento de livros, teatro, contação de história, palestras, mesa redonda, espaço para agricultura familiar, entre outros. Será um momento de diversão, alegria, emoção mas também de reflexão sobre a cultura não só de Barreiras mas de todo o Oeste Baiano. Para realizar a FLIBARG, a escritora Márcia Rasia venceu um edital da Fundação Pedro Calmon que também estará presente ao evento, assim como se farão presentes o governo da Bahia e a Prefeitura Municipal de Barreiras na condição de apoiadores da Feira e fomentadores da cultura de Barreiras. A movimentação é intensa e quem for ao Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, nos dias 24 e 25 de abril poderá conferir de perto a diversidade cultural de Barreiras e do Oeste Baiano. Com direito a exibição de documentários locais e shows de Maurício Faísca, Nau de Papel e Bosco Fernandes. (Foto ilustração)
A outra Feira, essa já tradicional e que consta oficialmente no calendário de eventos da cidade, trata-se da FLIB – Festa Literária Internacional de Barreiras, promovida pela Academia Barreirense de Letras. Aliás, a FLIBARG pode ser considerada uma filha da ABL – Academia Barreirense de Letras, já que está sendo realizada por uma uma escritora que faz parta da Academia. Ou seja é a Academia colhendo os frutos que vem plantando ao longo dos seus 20 anos de história e de relevantes serviços prestados à Barreiras.
A FLIB já é uma marca registrada e todos os anos reúne escritores, palestrantes, faz lançamento de livros, promove saraus e impulsiona a cultura Barreirense. A ABL é uma Instituição que é uma referência no interior da Bahia, graças a todos os seus presidentes e agora sob a presidência da professora Marilde Guedes que, igual aos presidentes anteriores – vem se dedicando a fortalecer cada vez mais a ABL
Portanto Abril e Maio serão dois meses de grande efervescência cultural em Barreiras e em todo o Oeste Baiano graças a FLIBARG e a FLIB.
Importante não confundir uma com a outra; A FLIBARG será uma Feira Literária Intercultural da Bacia do Rio Grande, organizada pela professora Márcia Rasia que ganhou um edital da Fundação Pedro Calmon e será realizada nos dias 24 e 25 de abril, quinta e sexta-feira.
A FLIB é Festa Literária Internacional de Barreiras. Está em sua 8ª edição. São dois eventos que se agregam, se irmanam e um ajuda a promover o outro. Afinal o objetivo de ambos é fortalecer a cultura de Barreiras e isto está sendo feito. Sem mais delongas nem polêmicas. (muraldooeste)

No Comment! Be the first one.