A partir do próximo ano, os bancos terão a obrigação de enviar um “alerta de golpe” aos usuários do Pix sempre que forem identificadas transações consideradas atípicas. Essa medida foi determinada pelo Banco Central (BC) e é resultado de uma recomendação do grupo de segurança do Fórum Pix. A nova regra começará a valer seis meses após a divulgação do Manual de Experiência do Usuário do Pix. Além disso, o BC decidiu implementar uma penalidade de R$ 100 mil para instituições que não cumprirem as normas relacionadas às chaves Pix. (Foto ilustração)
Também será exigida a validação do nome ou razão social na Receita Federal ao criar ou modificar chaves. O Banco Central planeja realizar uma “higienização” regular da base de dados do Pix, eliminando chaves que não estejam em conformidade. Outra proposta em discussão é a melhoria do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que tem como objetivo facilitar o ressarcimento para vítimas de fraudes.
Também será exigida a validação do nome ou razão social na Receita Federal ao criar ou modificar chaves. O Banco Central planeja realizar uma “higienização” regular da base de dados do Pix, eliminando chaves que não estejam em conformidade. Outra proposta em discussão é a melhoria do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que tem como objetivo facilitar o ressarcimento para vítimas de fraudes. (Por Fernando Keller)
No Comment! Be the first one.