Com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, Salvador sediou, nesta quarta-feira (14), a cerimônia estadual de diplomação dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à qualificação profissional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). (Foto ilustração)
Realizada no auditório do Fiesta Bahia Hotel Convention Center, a solenidade marcou a diplomação de mil profissionais no estado, que passam a contar com certificação técnica para atuação nos diversos territórios, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento na formação dos agentes fortalece a Atenção Primária à Saúde, a Vigilância em Saúde e o enfrentamento de endemias em toda a Bahia.
“O momento de diplomação simboliza o reconhecimento do papel estratégico dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e reafirma a educação como eixo estruturante para enfrentar os desafios atuais da saúde pública no Brasil”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, também ressaltou o caráter estruturante da qualificação profissional para o fortalecimento do SUS e celebrou a ampla adesão dos municípios baianos ao programa. “Este é um momento especial de valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A segunda etapa da formação contou com mais de 7 mil profissionais cadastrados, com adesão de 389 municípios baianos. Isso significa qualificar e fortalecer, cada vez mais, o trabalho desenvolvido na Atenção Primária, na Vigilância em Saúde e na Estratégia de Saúde da Família. São áreas fundamentais que, de forma integrada, fortalecem o SUS, especialmente na prevenção de doenças e na promoção da saúde. É nessa perspectiva que seguimos firmes ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula”, afirmou. (Secom/Gov/BA)

No Comment! Be the first one.