A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alagoinhas foi inaugurada na última sexta-feira, 19. Considerada uma das maiores iniciativas da gestão pública municipal na área de saneamento básico, a obra histórica foi iniciada em 2008 e concluída já no primeiro ano da gestão Gustavo Carmo. Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 35 milhões – com quase 50% de recursos próprios da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) –, o equipamento reduz o lançamento de esgoto sem tratamento no Rio do Catu, protege o meio ambiente e fortalece a saúde pública, prevenindo doenças e melhorando as condições de vida da população. Cerca de 30 mil moradores, de diversos bairros da cidade, são beneficiados diretamente. (Foto ilustração)
A unidade leva o nome de Aloísio Francisco Nascimento, conhecido como”Sergipe”, em memória ao servidor que dedicou décadas de serviços prestados ao SAAE. A solenidade de inauguração incluiu a apresentação do sistema, realizada pela diretora técnica da autarquia, Valéria Figueiredo Lima, e uma visita guiada às duas estações elevatórias de esgoto e à estação de tratamento, localizada na comunidade de Narandiba.
O prefeito Gustavo Carmo destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade. “Estamos inaugurando uma das maiores obras de esgotamento sanitário do Estado da Bahia, um trabalho iniciado há quase duas décadas, que nós temos o orgulho e a alegria de entregar agora. Era nossa prioridade e, somente este ano, empregamos mais de R$ 8 milhões nessa obra. Fizemos esse grande esforço, pois entendemos que o saneamento básico é fundamental para o crescimento sustentável de Alagoinhas e para o cuidado com a saúde das pessoas”, afirmou. (Secom/PMA)

No Comment! Be the first one.