O Aeroporto de Barreiras será completamente reformado e ampliado graças ao investimento superior a R$ 44 milhões, proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do Governo da Bahia. As obras serão realizadas pelo consórcio vencedor formado pelas empresas Pórtico Construções, Eterc Engenharia e a Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). (Foto ilustração)
A licitação foi conduzida pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), que prevê a ampliação do terminal de passageiros, além da reforma e adequação da taxiway — pista de rolamento para aeronaves. Com isso, o aeroporto passará a operar voos com aeronaves de até 200 passageiros.
Aeroporto de Barreiras ganhará novo terminal e pista ampliada
Segundo a Seinfra, a obra no terminal de passageiros terá duração prevista de 360 dias após a assinatura da ordem de serviço, enquanto a ampliação da pista de pouso e decolagem será executada em 240 dias.
O investimento faz parte de um pacote anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa
, que destinou R$ 89,5 bilhões para projetos estruturantes na Bahia. O aeroporto está inserido no Plano Aeroviário Nacional (PAN), dada sua localização estratégica no topo da Serra da Bandeira, região que concentra grandes produtores de grãos e de pecuária.
Em entrevista exclusiva ao Falabarreiras, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância da obra: “O aeroporto de fato é uma das obras mais importantes hoje para o Oeste da Bahia. Sem ele, nossa saúde, educação, comércio e desenvolvimento regional ficam comprometidos”.
O gestor também relatou que está em Brasília buscando resolver entraves burocráticos que ameaçavam a operação do aeroporto: “Estou na ANAC resolvendo pessoalmente essa situação. Os barreirenses podem contar com meu empenho”.
Atualmente, o aeroporto opera apenas um voo diário com destino a Salvador, o que é considerado insuficiente diante da alta demanda, especialmente para rotas como Barreiras-Brasília. Segundo o prefeito, a modernização é essencial para atrair mais voos e fomentar a economia local. (falabarreiras)
No Comment! Be the first one.