O governo federal prepara um plano para ressarcir integralmente os valores que foram descontados ilegalmente dos aposentados e pensionistas do INSS após uma operação que descobriu descontos irregulares, disse nesta quinta-feira o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho. (Foto ilustração)
A decisão foi tomada depois que uma operação da CGU e da Polícia Federal descobriu que entidades faziam descontos em folha dos pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de mensalidades que não haviam sido autorizadas. A operação levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a demitir na véspera o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Os valores descontados dos beneficiários chegariam a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, mas não se sabe ainda quanto disso seria de fato ilegal e não autorizado.
O ministro da CGU informou que todos os descontos de associações estão suspensos a partir deste mês, e que os aposentados e pensionistas terão o ressarcimento dos valores descontados do pagamento de maio, que já foi fechado.
Para os valores restantes, o governo prevê um levantamento mais detalhado dos descontos irregulares e um pente-fino em todas as associações autorizadas a fazer descontos, de acordo com o ministro.
“Só depois de uma reorganização e as entidades que passarem por uma análise e forem consideradas sérias, aí sim quem quiser se associar terão os descontos que pactuarem com essas entidades”, disse Carvalho. (reuters)
No Comment! Be the first one.