A Promotoria de Justiça de Pilão Arcado decidiu estender por mais 90 dias o prazo de investigação que apura se o Hospital Regional de Juazeiro vem sofrendo sobrecarga de pacientes de baixa complexidade encaminhados pelo município de Pilão Arcado. O procedimento foi instaurado para verificar se a transferência de pessoas classificadas como azul e verde — ou seja, casos de menor gravidade — está sobrecarregando a estrutura da unidade de saúde, que atende a dezenas de cidades da região norte da Bahia e funciona como referência em média e alta complexidade. (Foto ilustração: Hospital Regional de Juazeiro)
A prorrogação foi anunciada pelo promotor de Justiça, Sebastião Coelho Correia. A medida garante mais tempo para coleta de dados, entrevistas e esclarecimentos de eventuais falhas no fluxo de atendimento entre municípios vizinhos, considerando que Juazeiro recebe pacientes de uma ampla região que inclui, além de Pilão Arcado, outras cidades do Vale do São Francisco. O foco é entender se a movimentação de pacientes de baixa complexidade para a unidade especializada tem impactado os serviços da emergência e dos setores clínicos.
O Hospital Regional de Juazeiro é uma das principais unidades de saúde pública do norte baiano, recentemente ampliado para dobrar sua capacidade de leitos e oferecer atendimento em áreas como urgência, obstetrícia e pediatria, bem como serviços de alta complexidade. A prorrogação da investigação ocorre em um momento em que prefeitos da região, como Andrei da Caixa (MDB), gestor de Juazeiro, têm buscado ampliar parcerias e reforçar a rede de atenção à saúde, diante de uma demanda que ultrapassa fronteiras municipais. O novo prazo deve proporcionar mais subsídios ao Ministério Público para definir se haverá necessidade de medidas administrativas ou recomendações ao poder público. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.