Estão prorrogadas até o dia 30 deste mês as inscrições para a chamada pública do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), vai selecionar movimentos sociais populares para formação de 450 turmas em 17 unidades da federação. (Foto ilustração)
O Ministério da Saúde vai pagar bolsas para educadores, no valor de R$ 2.500,00 por mês, além de bolsa incentivo ao estudante de R$ 560,00 para garantir o deslocamento e outras despesas que permitam a permanência e desenvolvimento do curso. Cada turma será composta por 1 educador e 20 educandos. A seleção pode beneficiar até 9 mil estudantes.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destaca que o edital reforça a participação popular no âmbito do Sistema único de Saúde, levando formação e informação para mais pessoas no país. “O programa fortalece ainda mais a saúde e a participação popular como direitos presentes na construção diária do SUS, a partir da mobilização dos voluntários que organizam a comunidade onde vivem para garantir direitos sociais.”
AgPopSUS
O Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.133, de 16 de agosto de 2023, a fim de contribuir com a atuação dos movimentos sociais populares na defesa do SUS e do direito à saúde, na perspectiva de fortalecer o protagonismo popular, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios do SUS. Confira todas as informações do edital na página do AgPopSUS no site do Ministério. (Nádia Conceição)

No Comment! Be the first one.