Em 2026, a Câmara dos Deputados completa 200 anos de história. A primeira sessão da Casa ocorreu em 6 de maio de 1826, data de início dos trabalhos da Assembleia Geral Legislativa. (Foto ilustração)
Nesses dois séculos de atividades, a reflexão que acompanha a Casa é a necessidade, cada vez maior, de se firmar como o centro dos grandes debates nacionais e buscar consensos diante da polarização política.
Com o objetivo de ser espaço de discussão por excelência, onde diferentes visões da sociedade se encontram para a busca de soluções voltadas aos problemas que o país enfrenta diariamente, a missão da Câmara é fundamentada primordialmente na representação, para traduzir os anseios da população. E é isso que ela quer passar para a sociedade.
“O principal papel da Câmara vai nesse sentido, da representação, e de buscar consenso, buscar soluções para problemas complexos”, avalia o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Guilherme Brandão.
Mesmo com os debates acalorados no plenário e a sensação de falta de harmonia que o ambiente possa passar para quem está de fora, Brandão reconhece que a polarização é um elemento inerente ao processo político de uma sociedade plural, que sempre existiu e continuará existindo.
“Essa polarização vai continuar acontecendo, mas a instituição tem que buscar mais sintonia com a sociedade”, avalia o diretor-geral.
Ações de aniversário
Ao longo do ano, a Câmara promoverá diversas iniciativas em comemoração ao seu bicentenário, para mostrar mais do espaço onde ocorrem as principais decisões do país.
Na programação — que ainda está sendo fechada —, está a primeira corrida de rua da Câmara, na Esplanada dos Ministérios, que vai passar por pontos exclusivos, como a entrada da Chapelaria do Congresso. Shows de artistas nacionais também são planejados.
No dia do aniversário, 6 de maio, uma sessão solene será realizada para celebrar o marco. Além disso, exposições culturais, simpósios, programas especiais e espetáculos estão no radar. A celebração também vai incluir a retomada de programas mais ativos junto às escolas brasileiras.
A programação ainda será divulgada nos canais de comunicação da Casa. (Yumi Kuwano)

No Comment! Be the first one.