A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semuct), abriu credenciamento para tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa busca assegurar o acesso pleno de pessoas surdas e com deficiência auditiva às atividades culturais promovidas no município — como manda a boa prática e o bom senso, daqueles que respeitam a tradição de uma cultura para todos. (Foto ilustração)
O Chamamento Público nº 003/2025 foi publicado no Diário Oficial do Município em 11 de dezembro de 2025, e o prazo para inscrição e entrega da documentação, segue aberto até 20 de janeiro de 2026, às 14h.
Credenciamento Libras Barreiras amplia inclusão cultural
Segundo a Semuct, o credenciamento é voltado a profissionais que atuarão na tradução e interpretação da Libras para a Língua Portuguesa e vice-versa, atendendo aos eventos culturais anuais que fazem parte do Calendário Oficial Municipal de Barreiras.
Na prática, isso significa mais inclusão, mais cidadania e menos barreiras — inclusive as invisíveis — para quem participa da vida cultural da cidade.
Credenciamento Libras Barreiras segue legislação federal
Para participar do processo, os interessados devem comprovar:
– Domínio e fluência em Libras e Língua Portuguesa;
– Formação profissional formalmente comprovada;
– Atendimento aos critérios da Lei nº 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, com as atualizações da Lei nº 14.704/2023;
– Experiência profissional comprovada. (falabarreiras)

No Comment! Be the first one.