Uma denúncia que colocava em xeque a condução administrativa da Prefeitura de Ilhéus não resultou, ao menos por ora, em sanções imediatas contra a gestão do prefeito Valderico Júnior (União Brasil – foto ilustração). A representação, apresentada pelo vereador Vinícius Rodrigues de Alcântara Silva, questionava no TCM o cumprimento das regras de transparência na divulgação de dados contábeis, financeiros e orçamentários do município referentes ao exercício de 2025.
O parlamentar alegou que informações obrigatórias não teriam sido encaminhadas dentro do prazo legal aos sistemas oficiais de acompanhamento da execução orçamentária, o que motivou o pedido de uma medida urgente para forçar a regularização em até cinco dias, com previsão de multa diária. Ao analisar o requerimento, contudo, o TCM concluiu que não havia elementos suficientes que justificassem uma intervenção imediata na administração municipal.
Com isso, a solicitação de medida cautelar foi negada, e o processo seguirá seu curso regular de apuração. Ainda assim, o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que o prefeito Valderico Júnior seja formalmente notificado para prestar esclarecimentos sobre os fatos apontados na denúncia, dentro do prazo regimental de 20 dias, mantendo o tema sob acompanhamento dos órgãos de controle. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.