Pelo terceiro ano seguido, a contagem em tempo real do público presente na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, para o Festival Virada Salvador é realizada através da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) Megan, desenvolvida pela Hive Computer Vision. A startup baiana atua em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), organizadora do evento, e a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que nesta edição ampliou de 50 para 70 o número de câmeras de monitoramento instaladas em todo o perímetro do evento. (Foto ilustração)
Com o uso da Megan, foi possível quantificar que mais de 550 mil pessoas já estiveram na Arena O Canto da Cidade nos três primeiros dias do festival, entre sábado (27) e a última segunda-feira (29). Além da contagem global de pessoas, a IA também analisa em tempo real a densidade das multidões, verificando ainda os padrões de acordo com cada show e os horários de maior pico.
No primeiro dia, 27, a Megan contabilizou um público de mais de 170 mil pessoas. Já no segundo (28), o total foi de 180 mil foliões. No terceiro dia (29), a Arena recebeu 200 mil pessoas.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, celebrou os números positivos de público e destacou que os atrativos da festa vão além do Palco Sol, onde os artistas do line-up principal se apresentam. “Temos ainda a Feira Elabore, a Arena Game, a pista de skate e o Palco Brisa, localizado mais perto e com boas atrações, também dentro dessa linha de fortalecer a economia criativa e com novas perspectivas musicais”, comentou.
Utilizado desde o festival que marcou a virada do ano de 2023 para 2024, o sistema, que faz o videomonitoramento de toda a festa em tempo real, está conectado às câmeras e drones espalhados por toda a área da Arena O Canto da Cidade. “Este é o terceiro ano em que contamos com essa tecnologia. É o único evento no Brasil, dessa magnitude, que usa esse tipo de recurso com IA. Então, para nós, é um orgulho muito grande”, destaca Isaac Edington. (Secom/PMS)

No Comment! Be the first one.