O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês alcançou, em 2025, um recorde histórico de atendimentos voltados ao rastreio de doenças e à prevenção do câncer. (Foto ilustração)
Somente neste ano, a unidade realizou 62.093 exames especializados, consolidando-se como referência no diagnóstico precoce.
Administrado pela Fundação Hospitalar, o CMPC é um dos principais equipamentos da rede municipal de saúde e tem ampliado significativamente o acesso da população a exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce do câncer — fator decisivo para aumentar as chances de tratamento e cura.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, os resultados positivos refletem os investimentos contínuos na qualificação dos serviços, na modernização da estrutura e no fortalecimento das equipes multiprofissionais.
“As ações desenvolvidas pelo CMPC, entre campanhas e mutirões, fortalecem nossa assistência por meio da ampliação da oferta de serviços e impactam diretamente a qualidade de vida da população, especialmente no cuidado preventivo, reduzindo a incidência de casos avançados da doença”, destacou.
Com foco na prevenção, o CMPC alcançou um número histórico de atendimentos em 2025. Em comparação com 2024, quando foram registrados 58.680 atendimentos, houve um aumento expressivo, totalizando quase 63 mil consultas e exames realizados entre janeiro à 1ª quizena de dezembro de 2025, conforme a série histórica da unidade.
O trabalho desenvolvido pela unidade reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, priorizando a prevenção, o cuidado contínuo e o atendimento humanizado. (Secom)

No Comment! Be the first one.