Na quinta-feira (18) o coordenador da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Inova Uefs), professor Washington Rocha, e a professora Tatiana Ribeiro, do Departamento de Ciências Exatas (Dexa), representaram a Uefs durante uma visita institucional ao Senai Cimatec Park, em Camaçari. Discutir as bases para uma parceria estratégica, voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias críticas para a cadeia de produção de terras raras foi o objetivo principal da atividade. (Foto ilustração)
De acordo com o professor Washington Rocha, “atualmente, a China domina as tecnologias associadas às diferentes etapas da cadeia produtiva das terras raras, desde o beneficiamento até a separação e refino. Esse cenário contrasta com o potencial brasileiro, uma vez que o Brasil dispõe de reservas expressivas desses minerais, inclusive no estado da Bahia, o que reforça a importância de iniciativas nacionais voltadas ao domínio tecnológico, agregação de valor e soberania mineral”.
Os representantes da Uefs foram recebidos pela gerente de Negócios das áreas de Mineração e do Centro de Desenvolvimento de Plantas Piloto do Senai Cimatec. Durante a visita foram apresentados o parque tecnológico, as infraestruturas de pesquisa aplicada e as capacidades instaladas para desenvolvimento, testes e escalonamento de processos industriais inovadores.
O coordenador da Inova Uefs destacou ainda que a agenda reforça o interesse mútuo das instituições em estabelecer cooperações técnico-científicas e de inovação, alinhadas às estratégias nacionais de desenvolvimento industrial, transição energética e fortalecimento da base tecnológica brasileira no setor de minerais críticos. (Ascom/Uefs)
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

No Comment! Be the first one.