Está em cartaz, no hall da Biblioteca Julieta Carteado, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a exposição “Planeta Algas: Sem elas, a Terra não seria possível!”. (Foto ilustração)
A mostra convida o público a uma imersão no universo pouco conhecido das algas e cianobactérias — organismos essenciais para a manutenção da vida no planeta. De micro a macroalgas, esses seres formam a base das cadeias alimentares aquáticas e são responsáveis por grande parte do oxigênio que respiramos. Também estabelecem importantes relações simbióticas que sustentam inúmeros ecossistemas.
“A exposição Planeta Algas é um convite à reflexão e à ação. Busca difundir a importância da biodiversidade algal e reforçar a urgência da preservação dos ecossistemas aquáticos, além de destacar o papel insubstituível que esses organismos desempenham para a saúde do planeta”, afirma o coordenador da mostra, Carlos Wallace Moura.
Além de revelar sua diversidade, a exposição ressalta o papel das algas como sentinelas ambientais. Altamente sensíveis às mudanças no ambiente e dotadas de ciclos de vida rápidos, elas atuam como eficientes bioindicadoras de impactos ecológicos. O público poderá conhecer ainda seus serviços ecossistêmicos vitais, como a fixação de CO₂, a oferta de abrigo e alimento nos oceanos, a regulação de nutrientes e a manutenção da biodiversidade e da estabilidade em rios e lagos.
A visitação está aberta até 27 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, com entrada gratuita.
A iniciativa integra o projeto Divulgação com Consciência, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) da Uefs, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da instituição, além das agências de fomento CNPq, Capes e Fapesb.
Com informações do coordenador da exposição Carlos Wallace Moura. (Por Danilo Cordeiro Ascom/Uefs)

No Comment! Be the first one.