O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou Ronaldo Mansur, presidente estadual da legenda, como pré-candidato ao governo da Bahia nas eleições de 2026. Meire Reis, professora, historiadora e coordenadora nacional da Mocambo – Organização Nacional Antirracista, será a vice na chapa majoritária. (Foto ilustração)
O evento aconteceu no sábado (13) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo militantes do partido e políticos da legenda. Também foi anunciada a pré-candidatura de Delliana Ricelli Ribeiro da Silva ao Senado. Ela é professora e fundadora do Movimento Popular (R)existir. Os suplentes serão Nilo Rosa e Jeovane Marúsia.
Mansur é natural de Alagoinhas, foi um dos fundadores do PSOL e preside a Federação PSOL-Rede Sustentabilidade. Ele concorreu a vice-governador em 2014 e 2022 e a deputado federal em 2018. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que sua pré-candidatura “não nasce para servir ao lado A ou lado B.”
Ele diz ter divergências sérias com a forma como a gestão da Bahia vem sendo conduzida na saúde, na educação, na infraestrutura e apontou o endividamento do governo, “que só cresce e recai sempre sobre o povo preto e pobre.” Ele ainda criticou os empréstimos feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na sua gestão.
O vereador de Salvador Hamilton Assis e o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) estiveram presentes no lançamento, além de Kleber Rosa, pré-candidato a deputado estadual.
“Tanto tempo antes do processo eleitoral a militância criou uma grande sinergia para dizer que a Bahia vai ter nesse processo eleitoral uma alternativa de esquerda, programática, com fundamento e bases nos movimentos sociais”, afirmou Hilton em vídeo publicado nas redes sociais. (Raquel Franco/bahia.ba)

No Comment! Be the first one.