O cenário eleitoral se sobrepôs a dados de inflação nos Estados Unidos e o dólar disparou ante o real na última sessão da primeira semana de dezembro. (Foto ilustração)
Nesta sexta-feira (5), o dólar à vista (USDBRL) encerrou a sessão a R$ 5,4318, com alta de 2,29%. Durante o pregão, a moeda bateu máxima intradia a R$ 5,4840 (+3,27%).
O movimento destoou a tendência externa. Por volta das 17h (horário de Brasília), o DXY, indicador que compara o dólar a uma cesta de seis divisas globais, como euro e libra, operava estável, aos 99.995 pontos, com inflação em linha com o esperado nos Estados Unidos.
Na semana, o dólar à vista acumulou valorização de 1,82% ante o real.
O que mexeu com o dólar?
O dólar começou o dia enfraquecido ante moedas forte e emergentes, em meio ao fortalecimento das commodities e novos dados nos Estados Unidos.
O Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou que o índice de preços (PCE, na sigla em inglês) subiu 0,3% em setembro, levemente acima do esperado.
O PCE, que é o índice de referência inflacionário para o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA), foi a 2,8% em um ano — ainda acima, e se afastando, da meta de 2% perseguida pelo BC norte-americano. (Liliane de Lima)

No Comment! Be the first one.