A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sediou, nesta sexta-feira (5), o 7º Encontro Estadual da Rede de Prevenção e Controle do Câncer. Realizado no Auditório Lucia Alencar, na sede da pasta, em Salvador, o evento reuniu profissionais de diversas regiões do estado com o objetivo de atualizar trabalhadores da saúde e discutir estratégias para qualificar a assistência e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, fortalecendo as ações e serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Foto ilustração)
Integraram a mesa de abertura o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, a superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Monica Hupsel, a diretora Diretora de Atenção Especializada, Maria Alcina, representando a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) e Maria Helena Machado, do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA).
Participaram do encontro profissionais da Sesab, incluindo representantes dos Núcleos Regionais de Saúde, além de gestores e técnicos das secretarias municipais de Saúde, equipes das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), profissionais das policlínicas estaduais, de unidades ambulatoriais especializadas que atendem pelo SUS. Também estiveram presentes representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-BA), CES, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).
Ao longo da programação, foram debatidos temas como prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce, organização das linhas de cuidado, vigilância dos agravos e qualificação dos fluxos assistenciais. Foram apresentados ainda desafios e experiências exitosas de municípios e unidades de saúde, reforçando a importância da articulação entre vigilância e assistência para ampliar o acesso e garantir respostas mais efetivas aos pacientes.
O encontro também destacou os avanços da Bahia na expansão dos serviços oncológicos e na construção de políticas integradas que promovam cuidado humanizado, equidade e melhoria contínua dos indicadores de saúde. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.