O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), referência nacional em criação, pesquisa e democratização do fazer teatral, comemora 30 anos de história com uma série de ações neste ano. O lançamento simultâneo de 31 livros pela Editora Teatro Popular de Ilhéus coroa as celebrações e reafirma o compromisso do grupo com o fomento à literatura, à memória, à formação de leitores e à circulação de saberes culturais do Sul da Bahia. (Foto ilustração)
O evento será realizado no dia 9 de dezembro, às 17h, na Praça São João Batista, no Pontal (local de forte ligação afetiva com o público). De lá, haverá uma caminhada até o antigo Clube do Pontal, que sediará as futuras instalações do TPI.
Serão lançados cinco coletâneas, dois títulos individuais e uma celebração à escrita dramática, infantojuvenil e poética da região. As obras, de autorias de Équio Reis (im memoriam), Romualdo Lisboa, Tânia Barbosa, Pawlo Cidade, Felipe de Paula Souza e Pedro Albuquerque Oliveira, apresentam dramaturgias históricas, literatura juvenil, narrativas infantis, realismo mágico e investigações sobre a própria trajetória do grupo.
Manifesto pela literatura e pela memória
O conjunto de 31 livros reafirma o Teatro Popular de Ilhéus como um organismo criativo que não se contenta em existir apenas nos palcos. “O TPI expande sua militância cultural para as bibliotecas, escolas, salas de aula, rodas de leitura e arquivos culturais do país”, explica o diretor e dramaturgo do TPI Romualdo Lisboa.
A celebração do dia 9 de dezembro é, portanto, uma homenagem às palavras, às narrativas da região, aos artistas que construíram essa história e ao público que, há três décadas, transforma o TPI em referência de resistência cultural na Bahia.
LANÇAMENTOS
Arquivos da cena 30 anos de dramaturgia (6 livros) – A coletânea recupera e atualiza textos que marcaram diferentes fases do TPI, reunindo obras de Équio Reis e Romualdo Lisboa. São títulos que dialogam com sátiras políticas, crítica social, humor ácido e revisões poéticas da história regional. (agravo)

No Comment! Be the first one.