A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi reconhecida, no último mês, com menção honrosa na categoria apresentação oral pela iniciativa “Selo Estadual de Humanização: Relato de Experiência na Rede SUS – Bahia”. A premiação ocorreu durante a I Semana de Humanização dos Institutos Nacionais de Saúde e da Rede HumanizaSUS (HumanizaRio), realizada no Rio de Janeiro, que reuniu especialistas e gestores de diversas regiões do país, de maneira presencial e online. (Foto ilustração)
Selecionado entre mais de 70 trabalhos inscritos, o projeto destaque é uma produção da Coordenação de Humanização do Trabalho na Saúde (CHTS), da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh). A iniciativa representa uma experiência consolidada coletivamente por toda a equipe da Diretoria, reforçando o compromisso da Sesab com a qualificação das práticas de cuidado e gestão no SUS baiano.
A proposta apresentada traz a trajetória e os impactos do Selo Estadual de Humanização, que completa oito anos em 2024 e se tornou referência no fortalecimento da política de humanização no estado. Construído de forma participativa, o selo estimula boas práticas de acolhimento, escuta qualificada, valorização dos trabalhadores e melhoria contínua dos serviços.
O reconhecimento nacional ocorre em um momento simbólico, alinhado às comemorações dos 22 anos da Política Nacional de Humanização (PNH). O evento no Rio de Janeiro reuniu representantes de diferentes áreas da saúde para discutir avanços, desafios e estratégias de promoção da humanização no cuidado e na gestão.
A menção honrosa reforça a relevância da experiência baiana e o compromisso da Sesab em promover práticas inovadoras que valorizem profissionais e usuários, fortalecendo a qualidade da atenção no SUS em todo o estado. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.