Ao completar 20 anos de existência, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcança a marca de 16 mil egressos, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior do interior do estado. Desde sua criação, em 2005, a presença da UFRB no território baiano tem promovido transformações significativas na vida das pessoas e nas cidades que a abraçam. Hoje, presente em sete municípios, com seis campi em funcionamento, a universidade mostra o impacto da expansão do ensino superior no país e firma seu nome como referência em educação pública e de qualidade. (Foto ilustração)
Com mais de 50 cursos de graduação e mais de 30 programas de pós-graduação, o número de 16 mil egressos – sendo mais de 3 mil apenas na pós-graduação – reflete seu compromisso com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão como base do projeto institucional que orientou sua criação. Como avalia a pró-reitora de Graduação, Carolina Fialho, o surgimento da UFRB representa uma das políticas públicas mais importantes implementadas no país nas últimas duas décadas, marcada pela relação intrínseca com o território, pela integração com as comunidades locais e pela valorização das políticas afirmativas e de inclusão.
Para a pró-reitora, a chegada da universidade no Recôncavo marca o início de uma relação de troca, pertencimento e reparação com o território. Ela aponta que, desde então, a UFRB tem modificado a realidade da região, com impacto direto na economia e na dinâmica da vida urbana e rural. “Estamos falando de um cenário em que 92% dos estudantes de graduação são oriundos da Bahia e 73% vêm da escola pública. O investimento na interiorização do ensino superior público possibilitou o acesso à formação universitária nos níveis de graduação e pós-graduação, a geração de empregos diretos e indiretos, fortaleceu a cultura local e impulsionou processos de inovação tecnológica”, afirma. (Ascom/UFRB)

No Comment! Be the first one.