Neste fim de semana, será realizada a Feira Preta Festival Salvador, como parte da programação final do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura. O objetivo é celebrar a cultura negra com nomes como Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, A Dama, Ministereo Público e Batekoo. O evento ocorrerá na Praça Maria Felipa, no Comércio, de sexta-feira (28) a domingo (30), com entrada gratuita. (Foto ilustração)
Além das apresentações musicais, o festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand-up, gastronomia, mapping, games, programação infantil e atividades para toda a família. O acesso ocorrerá mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais locais.
Essa será a primeira edição da Feira Preta em Salvador. No ano passado, o evento foi realizado em São Paulo (SP). A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, explicou que a chegada do festival à capital baiana reforça o protagonismo do Salvador Capital Afro e amplia as possibilidades de articulação e visibilidade para os afros empreendedores da cidade e de todo o país.
“Fico muito feliz e orgulhosa com essa parceria que viabilizou a vinda desse evento. Salvador é uma cidade construída sobre os pilares da ancestralidade, da arte e criatividade negra. Receber a Feira Preta é reconhecer e ampliar esse legado, além de potencializar a economia criativa e fortalecer o turismo cultural”, afirmou.
O tema é “Axé – Revolução que dá baile”. A fundadora e diretora executiva do Feira Preta, Adriana Barbosa, contou que o protagonismo de artistas locais no festival reafirma a potência da música preta produzida na Bahia.
“Pensamos numa programação que reflita o verdadeiro molho da Bahia e que reverencie o Axé desde suas origens nos terreiros até à contemporaneidade, com os bailes e paredões de Salvador, passando pela tradição dos blocos Afro”, explicou.
O Festival Feira Preta Salvador é realizado pelo Instituto Feira Preta e apresentado pela Nubank, com apoio institucional dos governos federal (via Lei Rouanet) e municipal (Secretaria de Cultura e Turismo) e Sebrae, além do patrocínio de Nívea, Assaí Atacadista, Instituto Assaí, Pinheiro Neto Advogados e apoio da L’Oréal, Consulado da Mulher, Socicam – Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB), Brazil Foundation e Mars. (Secom/PMS)

No Comment! Be the first one.