O município de Santa Maria da Vitória, na Bahia, foi selecionado para sediar uma importante iniciativa de pesquisa que visa aprimorar o tratamento da Leishmaniose Tegumentar Cutânea (LTC). O projeto é uma colaboração entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a parceria da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde / DIVEP) e do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Oeste/Regional de Santa Maria da Vitória.
Início da Implementação Terapêutica
Nos dias 24 e 25 de novembro, foi realizada a fase preparatória crucial para a implementação da terapêutica no município. Esta ação se insere no âmbito do estudo denominado “Avaliação da resposta clínica e tolerabilidade de intervenções locais para o tratamento da leishmaniose cutânea não complicada na América Latina”.
O objetivo é avaliar a eficácia e a tolerabilidade de novas intervenções locais em pacientes com leishmaniose cutânea não complicada. São público-alvo da pesquisa pacientes elegíveis que atendam aos critérios rigorosos estabelecidos no protocolo técnico do estudo.
A iniciativa é coordenada pela Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial (CODTV), por meio da área técnica de leishmanioses, e pelo NRS Oeste/Regional de Santa Maria da Vitória.
A etapa inicial inclui uma capacitação técnica intensiva para qualificar os profissionais de saúde locais. O objetivo é preparar equipes da vigilância em saúde e da rede de atenção para atuar em todas as diferentes etapas do estudo, garantindo a correta aplicação dos protocolos de pesquisa e o manejo adequado dos pacientes.
Como desdobramento das ações de fortalecimento da vigilância e do manejo da doença, a área técnica de leishmanioses da CODTV promoverá um Seminário de Atualização sobre leishmanioses nas regiões de Barreiras e Santa Maria da Vitória, no dia 27 de novembro. Já no dia 28 de novembro, a capacitação ocorre na região de Santa Maria da Vitória.
O seminário visa atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a doença, reforçando as estratégias de vigilância, diagnóstico e tratamento, e integrando as experiências e aprendizados do estudo em andamento.
A mobilização em Santa Maria da Vitória e nas regiões vizinhas representa um passo significativo no combate à Leishmaniose, buscando não apenas fortalecer a vigilância local, mas também contribuir com evidências científicas para o aprimoramento do tratamento da doença em toda a América Latina. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.