Melhorias para os Municípios detentores de sítios do Patrimônio Mundial reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) serão buscadas em debates com autoridades e especialistas durante a programação do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial no Docas André Rebouças, na cidade do Rio de Janeiro entre 2 e 5 de dezembro. As inscrições estão abertas e podem ser confirmadas, gratuitamente, aqui: https://cidadeshistoricas.org.br/index.php (Foto ilustração)
O evento – que tem como propósito encontrar melhorias para esses Municípios por meio da busca de recursos que promovam ações de valorização e de preservação dos Patrimônio Mundial Cultural, Natural e Misto – é considerado um dos principais do ano. Tradicionalmente, a solenidade de abertura reúne diversas autoridades das três esferas de governo e especialistas da Unesco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de entidades representativas do Turismo e da Cultura do Município anfitrião.
O primeiro ato do evento está marcado para o dia 2 de dezembro a partir das 16h30 com o painel Patrimônios Mundiais: Desafios e Oportunidades para o turismo sustentável. Em seguida, às 18h, ocorre a solenidade oficial de abertura com a presença de autoridades. O primeiro dia ainda terá espaço para a leitura de uma mensagem e entrega das Placas de Sinalização – Rio Paisagem Cultural.
Na quarta-feira, 3 de dezembro, às 10h, ocorre o painel Turismo Cultural e Cidades Patrimônio no Brasil em que os palestrantes irão discutir outros pontos relacionados a esse tema. No retorno do almoço, terá a abertura da Exposição “Olhos de Ver” e Feira de Negócios Turísticos — Destinos do Brasil (Edição Rio de Janeiro). Na quinta-feira, 4 de dezembro, a partir das 10h, está marcado o painel – Gestão, Valorização e Promoção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural
Mais tarde, às 17h, está agendada uma reunião fechada de prefeitos e demais gestores no Palácio da Cidade. Depois, às 19h30, será submetida à aprovação a Carta do Rio de Janeiro, documento que vai reunir as contribuições dos participantes nos dias de evento e que será entregue a autoridades.
Na sexta-feira, 5 de dezembro, ocorrerão visitas técnicas dos participantes aos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Sua presença será fundamental para contribuir com as melhorias para os Municípios. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 2101-6606.
O 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial é realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Ministério do Turismo, prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Conta ainda com a cooperação da Unesco e com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Fundação Palmares. (Fonte: CNM)

No Comment! Be the first one.