O livro “Aff, o herói: a história do guerreiro nordestino”, publicado pela Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Eduefs), é finalista da 11ª edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). (Foto ilustração)
Candidato ao prêmio na categoria Literatura Infantojuvenil, o título foi escrito pelas autoras Gláucia Maria Costa Trinchão e Valéria Nancí de Macedo Santana. A obra aborda a infância a partir de uma experiência cultural do interior, ligada ao cultivo e ao plantio da mandioca, transformando essa vivência em uma narrativa leve e musicada.
Lançado em 2023, o livro infantil chegou à Eduefs por meio da escritora Gláucia, que integra o corpo docente da Uefs no Departamento de Letras e Artes. O projeto da obra, iniciado a partir das ilustrações, é o elemento central de sua estrutura e produção.
Concorrendo pela primeira vez na categoria Literatura Infantojuvenil, o diretor da Eduefs, Murillo Campos, tem expectativas positivas para o Prêmio ABEU 2025.
“O livro está entre os três finalistas e nós vamos para o evento com foco no primeiro lugar, não tem como ser diferente. A obra foi concebida com muito cuidado, desde a criação da professora Gláucia, em parceria com a professora Valéria, até todo o processo de produção editorial realizado por Felipe. Foi um trabalho desenvolvido com muito carinho e dedicação. Por isso, vamos para o prêmio confiantes e muito esperançosos de que esse reconhecimento venha para nós”, disse o diretor da Eduefs.
Para a escritora e docente Gláucia, concorrer como finalista é uma experiência única e significativa, que alimenta o desejo de continuar escrevendo e ilustrando.
“A premiação foi uma maravilhosa surpresa para mim. Não tenho palavras para traduzir minha alegria. Espero que esse não seja o único; sinto-me estimulada a continuar escrevendo e ilustrando, transformando experiências de vida em imagens divertidas”, afirmou.
Além de Gláucia, a coautora Valéria Nancí, pesquisadora e professora também destaca a relevância de chegar à final da premiação.
“O livro ‘Aff, o Herói: a história do guerreiro nordestino’ estar entre os três finalistas da categoria infantojuvenil, dentre tantas obras de todo o Brasil e de grandes universidades como USP, UERJ, UFMG, etc., já é uma super felicidade. É o reconhecimento de um trabalho árduo e dedicado que está ganhando espaços talvez antes inimagináveis.”, ressaltou.
Os vencedores do 11º Prêmio ABEU serão divulgados no dia 25 de novembro, às 18h30, na Academia Paulista de Letras, em São Paulo (SP). (Ascom/Uefs)

No Comment! Be the first one.