O governo federal deve anunciar nos próximos dias uma nova prorrogação do prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos realizados por entidades e associações em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A data-limite atual, prevista para esta sexta-feira (14), deverá ser estendida por mais 90 dias, segundo fontes envolvidas nas discussões. (Foto ilustração)
Mais de 6 milhões apontaram descontos não reconhecidos
Os descontos indevidos estão no centro de um dos maiores escândalos já registrados pelo INSS, envolvendo repasses automáticos feitos por entidades e associações sem autorização do beneficiário.
Dados recentes do instituto mostram que:
– 6 milhões de aposentados e pensionistas informaram não reconhecer os descontos em seu benefício;
– 4,8 milhões desses segurados estão aptos a receber a devolução;
– 3,7 milhões já aderiram ao ressarcimento, representando 77,4% do total elegível;
– O montante já devolvido ultrapassa R$ 2,5 bilhões.
Embora a maioria tenha solicitado o ressarcimento, ainda há quase 1,1 milhão de beneficiários aptos que não iniciaram o processo — o que reforça a importância da prorrogação.
Por onde contestar os descontos?
A contestação é simples e pode ser feita por três canais oficiais:
– Meu INSS (site ou aplicativo): opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
– Central 135: atendimento telefônico de segunda a sábado, das 7h às 22h;
– Agências dos Correios: mais de 5 mil unidades oferecem atendimento gratuito.
Esse é o primeiro passo para garantir a devolução do dinheiro descontado de forma indevida. Após registrar a contestação, o segurado entra automaticamente na fila para eventual restituição, desde que cumpra os critérios estabelecidos. (Lívia Macario)

No Comment! Be the first one.