De 7 a 9 de novembro, Alagoinhas volta a ser o centro da cultura cervejeira nacional com a realização do Bahia Beer 2025 — o maior festival do gênero no Nordeste. O evento reúne quatro grandes pilares que integram produção, conhecimento e celebração: o Concurso Internacional de Cerveja (BBA), o Congresso Internacional de Cerveja (CONIB), o Concurso Gastronômico Cerveja no Prato e o Festival Bahia Beer, consolidando a cidade como referência nacional em pesquisa, inovação e valorização da cerveja. (Foto ilustração)
Reconhecida oficialmente por projeto de lei da deputada Ludmilla Fiscina, sancionado pelo governador Jerônimo Rodrigues, Alagoinhas é a capital baiana da cerveja. O título reforça uma vocação histórica: o município possui a melhor água do Brasil, fator que impulsionou a instalação de grandes indústrias do setor de bebidas e o fortalecimento de um dos mais importantes polos cervejeiros do país. Hoje, Alagoinhas abriga gigantes do mercado nacional e internacional e uma ampla cadeia produtiva, que inclui fábricas de tampinhas, rótulos, latas, engradados e embalagens ligadas à produção cervejeira.
Concurso Internacional de Cerveja (BBA) O Brazilian Beer Awards (BBA) acontece no Hotel Soft Inn, reunindo um júri técnico formado por especialistas de diversas partes do mundo. Em 2025, o concurso bate recordes: mais de 1.500 amostras inscritas, de 199 cervejarias representando mais de 40 países. Organizado pela Sol Eventos, o BBA é reconhecido pela seriedade técnica e pelo papel fundamental que desempenha no fortalecimento da indústria cervejeira artesanal e industrial.
Congresso Internacional de Cerveja (CONIB)
Simultaneamente ao concurso, o Congresso Internacional de Cerveja (CONIB) acontece no Hotel Absolar, das 13h30 às 18h, com uma programação voltada à capacitação e troca de conhecimento. Serão palestras, workshops, painéis técnicos e experiências imersivas, além da submissão de trabalhos acadêmicos e científicos que estimulam a inovação e o intercâmbio técnico entre mestres-cervejeiros, pesquisadores e estudantes do setor. (Fonte: UPB)

No Comment! Be the first one.