Quais serão os principais desafios da próxima eleição, que acontecerá no ano que vem? Como enfrentar as fakes news e o uso de inteligência artificial na disputa? Esses são alguns dos temas que foram debatidos durante o Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), que aconteceu em Salvador nos dias 30 e 31 de outubro.
O COPEJE reuniu desembargadores e ex-desembargadores dos TREs e ministros e ex-ministros do TSE advindos da advocacia (quinto constitucional). Pela primeira vez em sua história, esses juristas estiveram em Salvador para debater temas ligados ao bom funcionamento das eleições no Brasil.
No dia 30 de outubro, quinta-feira, a abertura do evento aconteceu no Restaurante Amado, na Avenida Contorno, a partir das 17h, e contou com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, e das ministras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Min. Estela Aranha, Min. Edilene Lôbo e Min. Vera Lúcia Santana Araújo. Os quatro compuseram mesa de abertura do evento num jantar fechado para convidados.
Já no dia 31 de outubro, os debates aconteceram durante todo o dia, a partir das 08h, no Hotel Deville, em Itapuã. Foram cinco mesas temáticas que reuniu juristas em torno de temas como: o novo Código Eleitoral, fraude à cota de gênero, Direito Penal Eleitoral, fake news, deep fake e uso da IA nas eleições.
Para o desembargador eleitoral do TRE-BA, Danilo Costa Luiz, o evento é foi oportunidade única para que temas essenciais para o fortalecimento da nossa democracia fossem debatidos em alto nível. Danilo Costa, que é vice-presidente COPEJE Região Nordeste e responsável pelo encontro, afirmou que além das mesas temáticas, a reunião dos juristas foi um momento de atualização único e de fomento a novas ideias para quem atua diariamente na Justiça Eleitoral. (Fonte: TRE/BA)

No Comment! Be the first one.