O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossa nesta quarta-feira (29) o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Deputado federal pelo PSOL-SP, Boulos vai assumir o lugar de Márcio Macêdo. A pasta é responsável pela articulação do governo com movimentos sociais. (Foto ilustração: Lula e Boulos)
A troca foi anunciada por Lula na semana passada, antes de embarcar para o giro pela Ásia. A cerimônia de posse será no Palácio do Planalto.
Macêdo é o 11º ministro a sair do governo. O R7 apurou que a mudança mira as eleições do próximo ano. Lula quer reaproximar o governo da militância para estreitar os laços entre a gestão e a “base”, em meio ao que aliados veem como um cenário de afastamento.
Outro objetivo do presidente com a alteração é aproximar o governo da juventude. Além disso, Macêdo deve disputar as eleições de 2026. Ele já foi deputado federal pelo PT-SE e estava de saída do mandato quando assumiu o ministério, em janeiro de 2023.
A decisão do petista sela um movimento iniciado ainda no ano passado. Lula criticou publicamente a gestão de Macêdo em algumas ocasiões, o que levantou a suspeita de uma eventual demissão.
No início deste ano, a saída do ministro voltou a ser veiculada, em meio a mudanças de Lula na Esplanada dos Ministérios. Macêdo será o 11º a deixar o governo petista e representa a 13ª troca entre titulares de pastas. A contagem é diferente devido a alterações internas feitas por Lula. (Ana Isabel Mansur)

No Comment! Be the first one.