A Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH) deu início à 6ª etapa do Curso de Especialização em Saúde Pública, consolidando uma trajetória de sete anos dedicada à formação e qualificação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta nova oferta, contempla profissionais e trabalhadores de saúde de todas as regiões da Bahia, abrangendo os nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) — Centro Leste, Centro Norte, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Oeste, Sul, Norte e Sudoeste —, além da Rede SESAB em Salvador, os Núcleos de Educação Permanente (NEP), a Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS) e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). (Foto ilustração)
Destinada a profissionais graduados em áreas da saúde, ciências sociais, humanidades ou afins, a 6ª edição visa fortalecer as competências necessárias para o exercício do sanitarista, com foco na atuação crítica, reflexiva e integrada às diversas esferas da gestão e dos serviços do SUS. A formação abrange desde a Atenção Básica e Vigilâncias em Saúde até a Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, passando pelos Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Assistência Farmacêutica e Redes de Atenção à Saúde.
Com 364 horas de carga horária, o curso combina atividades presenciais e virtuais, utilizando recursos pedagógicos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A formação inclui ainda a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de Projeto de Intervenção, orientado por especialistas, com foco em soluções inovadoras e aplicáveis aos processos de trabalho do sanitarista.
O objetivo central é qualificar profissionais para o fortalecimento da saúde pública na Bahia, estimulando a adoção de novas práticas e a reorganização dos serviços com base nos princípios do SUS e na interprofissionalidade. “O curso reafirma o compromisso da Escola em contribuir para o redesenho da formação em saúde, de forma equânime e responsiva, buscando otimizar recursos e garantir qualidade na atenção pública”, destaca Adriana Brendler, coordenadora da ação. A iniciativa é conduzida em parceria com Milena Guimarães — ambas enfermeiras e gestoras de processos formativos da ESPBA.
A 6ª etapa do Curso de Especialização em Saúde Pública conta com a participação de 181 profissionais de saúde da Bahia, na modalidade presencial e formato regionalizado, com turmas centralizadas e descentralizadas, fortalecendo a qualificação em diferentes territórios do estado. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.