A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social ouve, nesta segunda-feira (20/10), Tonia Andrea Inocentini Galleti, ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Ela é uma das coordenadoras jurídicas do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade investigada pela Polícia Federal. (Foto ilustração: Tonia Andrea e o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi)
Tonia Galleti é amiga do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) e filha do ex-presidente do sindicato, João Batista Inocentini, o João Feio, morto em 2023.
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados. (Evellyn Paola)

No Comment! Be the first one.