Entre os dias 18 e 21 de maio de 2026, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com a expectativa de reunir 15 mil gestores municipais na capital federal. O momento será marcado pela sabatina aos pré-candidatos que já estiverem sinalizado o interesse em concorrer à presidência da República, isso porque em outubro do próximo ano acontecerão as Eleições Gerais 2026. As inscrições de prefeitos e prefeitas já estão abertas e podem ser realizadas aqui: https://marcha.cnm.org.br/ (Foto ilustração)
Questionar os candidatos, em ano de eleição, se tornou uma tradição da Confederação, que convida os pré-candidatos para apresentarem suas propostas de governo, além possibilitar que eles se inteirem das principais queixas dos gestores locais. “Nós vamos dar a oportunidade para que os candidatos possam se posicionar acerca das principais angústias que afligem os gestores municipais e se comprometer com o movimento municipalista através da assinatura de uma carta-compromisso com a pauta de reivindicações estruturante apresentada pela CNM. Essa será nossa forma de garantir a permanência do diálogo entre a União e os Municípios”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
O presidente da CNM destaca ainda que o momento é de reforçar ainda mais a importância do verdadeiro pacto federativo. “Nós queremos não só na palavra, mas que na prática seja respeitado o pacto federativo. Nestes anos de Marcha nós conseguimos alavancar para os Municípios e em caráter estruturante R$ 1,8 trilhão, com apoio do Congresso Nacional. Esse é um processo lento, mas necessário para o gestor”, alerta Ziulkoski.
Como participar
Os prefeitos e prefeitos interessados em participar devem efetuar a inscrição no site oficial da Marcha. A CNM destaca que apenas as inscrições para os chefes do Executivo municipal estão abertas, mas em breve todos os gestores municipais poderão registrar o interesse em participar do evento. As inscrições para prefeitos de Municípios filiados à CNM e com as contribuições em dia são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do evento. (Fonte: CNM)

No Comment! Be the first one.